Entendemos que muitas pessoas ainda são desconfiadas em relação a pagamentos online, mas talvez no momento atual seja a oportunidade de você finalmente testar essas plataformas a seu benefício!

Imagina nunca mais ter que enfrentar fila na agência do banco ou da lotérica?

E se você acha que é o único, relaxa. De acordo com uma pesquisa feita pelo Banco Central, 96,1% da população diz utilizar dinheiro em espécie para fazer pagamentos e compras. Mas para que esse cenário mude e você possa entrar sem medo no mundo virtual, separamos algumas dicas para que você se sinta mais seguro e comece a abraçar essa nova experiência de “fazer banco”!

Mas antes é importante lembrar que nesse período de crise com o novo Covid-19 ou Coronavírus, alguns bancos já estão solicitando para que seus clientes utilizem somente os canais digitais para pagamento de contas, transferências e solicitação de empréstimos.

Além disso, é importante lembrar os diversos benefícios que esse método traz e olhar para o lado positivo em pagar diretamente pelo aplicativo do seu banco. Tudo isso com muito cuidado para evitar golpes ou fraudes.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), estima-se que anualmente são emitidos quase 4 bilhões de boletos no Brasil e no total as fraudes atingiram a soma de R$ 374 milhões.

Mas como identificar se não estou caindo em uma fraude?

Para que você saiba exatamente detectar quando o documento não é verdadeiro, é necessário seguir algumas instruções fundamentais ANTES de efetuar qualquer transação online. Vamos te mostrar agora algumas dicas para se proteger contra essa ação.

  1. Fique de olho no HTTPS

Se você for fazer o pagamento pelo site do banco, confirme se possui o “HTTPS” ou tem o símbolo de seguro (geralmente apresentado como um cadeado) na barra de endereço do navegador, bem do lado esquerdo.

  • Analise os dados do boleto bancário

Apesar de parecer básico, é essencial se atentar se o boleto possui erros de português, pois são bem comuns de aparecer em boletos falsos. Verifique se o boleto contém informações como data de vencimento, CNPJ e nome do beneficiário

E o mais importante: se você não souber o CNPJ da empresa, por exemplo, é só fazer uma rápida busca pela internet.

  • Confira o valor

Você pode verificar o valor do boleto em dois lugares, no final do código de barras e no espaço “valor do documento”. Se os valores não coincidirem ou não for o que você havia acordado, desconfie e procure a instituição responsável pela emissão do boleto.

  • Identifique a fonte de emissão do boleto. Aplicativo é seguro?

No caso de pagamento de contas, certifique-se que os canais digitais em que você está entrando em contato são seguros e confirme as informações para que a possibilidade de ser fraude seja descartada.  

  • Confirme o código do banco

Em caso de pagamento via boleto, verifique se os primeiros dígitos do código de pagamento coincidem com o código do banco que aparece como sendo o emissor do boleto. Por exemplo Itaú Unibanco: 341 e assim por diante.

Entendido, e por onde eu começo?

O primeiro passo é baixar o aplicativo de seu banco no seu celular (Play Store para Android ou App Store para IOS). Confirme sempre a autenticidade do aplicativo verificando o emissor dele na respectiva loja.

Depois de instalado você deverá entrar com suas informações de conta, e seguido disso efetuar as autenticações necessárias. Aqui cada banco pode funcionar de uma forma. Então siga o passo a passo e caso tenha dúvidas ligue imediatamente na central de atendimento (aquela do verso do seu cartão). Você terá atendimento imediato e profissionais prontos pra te auxiliar a fazer isso.

Lembrando que o uso de aplicativos para pagamento de contas deve ser primordial nesse momento, uma vez que estamos passando por uma situação delicada e precisamos cuidar da nossa saúde, então fique de olho e saiba utilizar a tecnologia a seu favor. Assim, ficar na fila da agência não será mais um problema a ser enfrentado por você.

Espero que tenha gostado do post. Aproveitando o assunto, você sabia que agora também é possível pagar boletos no cartão de crédito? Clique aqui e confira esse post para aprender mais essa facilidade para sua vida financeira!