Está pensando em financiar um carro e não sabe por onde começar?

Fique tranquilo, nesse post te explicaremos exatamente cada detalhe e o que você deve fazer para não cair em nenhuma armadilha.

Apesar de ser um tema bastante conhecido, não possui muita informação disponível na internet para que você possa estudar e ir a fundo nesse assunto, por isso antes de qualquer coisa é importante que você saiba o que é um financiamento e ter tudo bem claro para que você não tenha dúvidas na hora de fazer um acordo significativo como esse.

Financiar um veículo nada mais é que parcelar o valor de uma compra de um automóvel que você não conseguiria efetuar o pagamento à vista. Mas para isso, você precisa calcular uma quantia como entrada, verificar os juros, taxa, multa, além de muitos outros procedimentos que iremos ver mais para frente e são imprescindíveis na hora de acordar esse tipo de contrato.

Então, de primeiro momento é necessário fazer uma pesquisa sobre qual o melhor tipo de contrato e veículo para que tudo esteja de acordo com a sua realidade financeira e você não tenha problemas futuros com o pagamento das parcelas.

O maior problema, atualmente, é o atraso para pagar o carnê do financiamento. Muitas pessoas acabam tendo que lidar com escritórios de cobrança e negociar para poder não sair no prejuízo. Só que assim que isso acontece, outros processos são inseridos, então tome muito cuidado. 

Então para que você não se decepcione ao se deparar com uma série de restrições do banco quando for procurar sobre financiamento, é extremamente importante que você esteja informado antes e procure informações seguras sobre cada procedimento e principalmente do Banco que irá confiar sua assinatura.

Afinal, compensa financiar um carro?

A resposta dependerá do momento em que a sua vida financeira se encontra, dos seus objetivos e suas metas. Mas além disso, o ideal é você saber como esse valor influenciará nas suas contas no final do mês e o quanto você precisa ter esse bem.

Então ter uma pesquisa bem detalhada em mãos é essencial, ter tudo bem claro e saber exatamente onde você está investindo o seu dinheiro é o primeiro passo para que financiar um carro não seja uma dor de cabeça no futuro.

Para isso, existem algumas etapas que te ajudarão no momento dessa decisão. Como saber se esse é o melhor momento para financiar um veículo e essa escolha refletirá diretamente seu futuro. É importante pensar se daqui um ou dois anos você terá essa mesma renda e conseguirá manter esse veículo, basicamente pensar nos custos adicionais e no que pode acontecer de imprevisto durante esse tempo.

A Educação Financeira é uma ótima saída. Aqui no Brasil, dificilmente você conhecerá pessoas engajadas em assuntos financeiros e que investem seu dinheiro em alguma ação, então já passou da hora de você fazer parte desse pequeno número de pessoas, não acha?

Existem diversos conteúdos onlines e gratuitos que você pode ter acesso e mudar hoje o rumo da sua vida financeira. Adquirir um bem como um veículo é algo bastante significativo, isso será um bom investimento, mas somente se você souber investir.

Então atenção, a resposta para a pergunta do título estará ligada diretamente com o que você pretende para o seu futuro tanto pessoal como profissional.

Caso sua resposta seja positiva, é importante estar atento principalmente no requisito básico para que você consiga a aprovação para começar o seu financiamento; o Score do Seara. No momento você precisa comprovar que conseguirá cumprir com todo o valor do veículo até o final do acordo e assim o banco poderá verificar se você está apto para sair com a chave do veículo nas mãos.

Uma opção e muito relevante, é você entrar em contato diretamente com o banco que você está interessado em financiar o carro. Anote tudo que estiver em dúvida, procure comparar os bancos e fazer uma lista sobre como será a sua situação financeira para daqui uns 3 anos, assim você terá uma segurança financeira.

Esses são alguns dos milhares de detalhes importantes que existem sobre o ato de financiar um carro, então caso você queira se aprofundar no assunto, acesse nosso e-Book: Financiar um carro; você está pronto?

Assim você poderá ter dicas exclusivas sobre isso e se caso surgir alguma dúvida, é só deixar nos comentários ou até deixar um e-mail.

E se esse é o melhor momento para arcar com essa decisão, se você descobriu que compensa sim financiar um carro, vá em frente e não prolongue. Pergunte para amigos, familiares ou conhecidos que já passaram por essa situação e que possam te ajudar, principalmente com indicações, assim você estará apto para definir se compensa ou não financiar um carro.

Se você quer saber mais sobre Financiamento, confira nosso conteúdo completo no blog.

Até mais.