Se você está em busca de uma renda extra para completar seu salário, planejar aquela viagem ou juntar para futuramente abrir seu negócio, você está no lugar certo.

Sabemos que para muita gente, conseguir um emprego registrado está muito difícil atualmente. E muitas pessoas acham que a única forma de conseguir dinheiro é trabalhando em alguma empresa ou tendo muito dinheiro para se tornar empreendedor e ter a própria empresa.

Se você pensa assim, até o final desta matéria vamos tentar (e provavelmente conseguir) provar que você está muito enganado.

É possível ganhar dinheiro sim e ter uma renda extra sem precisar ter dois empregos registrados, e que você não precisa ser rico para ter o seu próprio negócio ou oferecer seus serviços para seus clientes.

Por que ter uma renda extra?

Se analisarmos os dados, no ano passado tínhamos no país aproximadamente 13,7 milhões de pessoas desempregadas (FONTE IBGE).

Ou seja, mesmo que você tiver grandes especializações, cursos na sua área, graduação, mestrado e outros diferenciais ainda assim pode ser complicado arrumar um emprego na sua área.

E acredite ou não, é com base neste número de desempregados que muita gente acaba encontrando o que sabe fazer de melhor e acabam por acaso ou intencionalmente se tornando seus próprios patrões.

Quantas vezes você já viu alguém conhecido começando a fazer um “bico” e no final das contas largando o próprio emprego porque este emprego a parte estava rendendo mais dinheiro que o emprego atual?

Ou quantas vezes você já não ouviu dizer que tal empresa começou depois que foi mandado embora e no desespero tentou algo novo que deu muito certo?

E se você estiver trabalhando e conseguir ter uma renda extra sem se sacrificar tanto, ou sem ter que fazer longas jornadas de trabalho que é o que aconteceria se você arrumasse um segundo emprego fixo?

O que é ser um Freelancer e como ganhar um dinheiro extra?

Primeiramente é necessário que você entenda o significado do que é ser um Freelancer.

Antigamente nossos avós, ou até mesmo nossas mães falavam de algum conhecido que vivia de bicos ou pequenos “biscates”.

Basicamente o conceito de Freelancer é esse, mas não ache que é algo tão simples de ser feito.

Os benefícios de um Freelancer são que você é seu próprio patrão, tendo vínculo com diversas empresas apenas para algum ou alguns serviços, podendo ser contratado por serviços feitos, produtos entregues ou horas trabalhadas.

Você não precisa necessariamente trabalhar dentro de uma empresa (dependendo do serviço prestado), podendo trabalhar da sua própria casa. Você irá definir o preço cobrado por serviço ou hora trabalhada e organizará seus serviços de acordo com sua disponibilidade de horário.

O mais importante disso é se atentar aos prazos. Sempre que você conseguir um trabalho como freelancer, procure entregar no prazo correto e cumprindo o prometido. Desta forma você ganhará indicações para futuros outros trabalhos fidelizando seus clientes e aumentando ainda mais sua renda.

Por onde começar a se ter uma renda extra?

Muitos dizem que o primeiro passo é pegar e fazer a primeira coisa que aparece ou fazer qualquer coisa. Esse é um dos erros primordiais para você falhar e algo que pode te fazer desistir de ser um freelancer rapidamente.

O primeiro passo de tudo é se conhecer e entender o que você faz de melhor. Pode até mesmo ser algo que você faça no seu próprio trabalho.

Vamos supor que você é professor de matemática mas trabalha poucas horas no colégio e deseja completar sua renda.

Com isso, você acabou verificando que muitos alunos gostariam de aulas de reforço e que isso os ajudariam a ter um melhor aprendizado.

Somente nesta situação já conseguimos duas variações para se ter uma renda extra.

A primeira, no caso de aulas particulares de reforço para os alunos do próprio colégio.

Outra situação para se ter uma renda extra poderia ser criar um canal no Youtube e informando seus alunos na sala de aula.

Isso geraria visualizações onde monetizando o canal você poderia ter uma renda extra com os anúncios e ainda conseguir pessoas que possam querer contratar o serviço de aulas particulares. Então sabemos aqui que o fator principal para se conseguir uma renda extra é descobrindo o que você faz de melhor.

Mas se por acaso você não souber bem onde se encaixa, pode tentar fazer algo que nunca fez.

Por exemplo, tentar algum emprego temporário como garçom, motorista, fazer artesanato entre diversas outras oportunidades.

Caso ainda assim você não encontrar o que realmente sabe fazer, mas gosta de algo específico e ainda não tem o conhecimento necessário, vale a pena pesquisar cursos online grátis ou num preço acessível que podem te auxiliar.

Onde encontrar serviços para se conseguir uma renda extra?

Existem diversos lugares de se conseguir trabalhos para a tão desejada renda extra.

Trabalhos em restaurantes, manutenção de residências, trabalhos como segurança particular e motorista e muitos outros..

A lista é grande e você precisa ficar atento para não ter o olho maior que a barriga.

Muitos profissionais acabam pegando diversos trabalhos de uma só vez e acabam se sobrecarregando. Então uma dica que damos é: Vá com calma.

Sabemos que ganhar dinheiro é bom e todo mundo gosta. Mas esteja atento para não se sobrecarregar e deixar de entregar um trabalho, ou fazer rápido e mal feito apenas para ter tempo de fazer mais trabalhos, ou ainda pior, prejudicar sua saúde mediante stress.

Vá com calma e conforme for vendo que é possível encaixar no seu dia e horários, procure mais deles.

Outra dica é: Utilize a tecnologia como uma amiga fiel.

Muitas vezes conseguimos indicações de amigos, parentes e conhecidos, mas a melhor forma de procurar oportunidades de mostrar seus serviços hoje em dia é com ajuda de aplicativos e de sites.

Além da comodidade, você economiza um tempo enorme na procura e consegue atingir diretamente o público que necessita de um trabalho específico e que você tenha conhecimento.

Se você leu até aqui, provavelmente eu te convenci a se tornar um freelancer.

Ficou interessado em saber que sites são esses e outros passos que você pode dar para ser um bom profissional freelancer?

É simples!

Cadastre seu e-mail aqui e faça o download do nosso e-book ensinando e trazendo diversos sites e dicas para você conseguir ainda hoje uma renda extra.

Além disso, você pode receber notificações em seu e-mail assim que sair algum conteúdo novo em nosso blog.

Esperamos que este conteúdo seja relevante e tenha lhe ajudado. Leia também Controlando suas dívidas

Até breve